Você sabia que algumas pessoas navegam apenas pelo teclado, sem o uso do mouse?
Muitas pessoas com deficiência visual e motora não utilizam o mouse e/ou o teclado convencional que conhecemos. Esse é um dos erros mais básicos na questão do planejamento de produtos digitais acessíveis. O desconhecimento desta informação pode causar enorme transtorno e prejuízo, pois projetos que não atendam esta diretriz terão que ser repensados e teremos um gasto com retrabalho para corrigir.
Tecnologia assistiva
Existem vários periféricos que auxiliam os usuários como bastão de boca, varinha para cabeça, mouse trackball e teclados adptados assim como softwares de rasteio de olhos, para reconhecimento de voz e leitores de tela. O mais importante é que nossos sites estejam prontos para conversar sem ruídos com essas tecnologias.
Saiba mais sobre tecnologia assistiva
Você já tentou navegar no seu site apenas com o teclado?
Esse é um teste obrigatório! Tente navegar usando apenas a tecla TAB no seu site.
Você consegue executar todas as ações? Tem a mesma sequência de navegação que o seu layout propõe?
É fundamental permitir a mesma experiência de navegação a todos os usuários, sem restrições de acesso ou restrições ao conteúdo de uma forma geral e plena.
Nomenclatura dos links
Quando navegarmos com o teclado pelos links do site precisamos ter o entendimento do destino preciso de cada link, os usuários de softwares leitores de tela, por exemplo, não vão diferenciar o destino se todos os links usarem a nomenclatura “saiba mais”.
Precisamos detalhar usando por exemplo, “saiba mais sobre acessibilidade”, “saiba mais sobre semântica”.
Foco visual
É importante que quando usarmos a navegação via teclado o usuário consiga acompanhar visualmente o focu do cursor.
Se estamos com o cursor setado em um link este precisa indicar ao usuário seu estado de selecionado, ou mudando de cor ou mudando outra característica visual.
Tags:acessibilidade, digital, teclado, web