Acessibilidade

Por que a web deve ser acessível?

“ – Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.”
Mary Pat Radabaugh

25%
dos brasileiros possuem
algum tipo de deficiência.*

35%
dos brasileiros, aproximadamente,
não possui um acesso adequado à web.*

* Fonte: IBGE

 

Descrição vídeo

Tela 01: O seu site é acessível? Para todas as pessoas?

Tela 02: Dados censo IBGE 2010

Tela 03: Gráfico em círculo acompanhado do texto "23.9% dos brasileiros tem algum tipo de deficiência"

Tela 04: Ilustração de várias silhueta como texto "45 milhões de pessoas"

Tela 05: Junto aos ícones que representam os grupos temos os seguintes dados
- Visual 35 milhões
- Auditiva 09 milhões
- Motora 13 milhões
- Mental/intelectual 2 milhões

Tela 06: Novo curso Acessibilidade web. Por uma cultura mais inclusiva. Novas turmas acesse: www.spds.com.br
Asinatura no rodapé com os logos da Uncle web accessibility e São Paulo Digital School

 

Quem são as pessoas atendidas pelas boas práticas em acessibilidade na web?

Acessibilidade inclui uma diversidade muito maior do que imaginamos.

Pessoas com necessidades físicas especiais, definitivas ou temporárias.

A web acessível oferece um novo tipo de navegação a quem possui alguma limitação visual, auditiva, motora ou cognitiva.

Como exemplo imediatos está a possibilidade de utilização de serviços de chat e e-commerce que ofereçam uma experiência de compra simples e positiva.

Pessoas com dificuldades de locomoção

Imagine a dificuldade de um cadeirante em ir a uma agência bancária, principalmente na hora de enfrentar uma porta giratória ou uma rampa de acesso. Difícil, não é mesmo?
Graças à internet, alguns serviços online específicos tornam viáveis atividades do dia a dia que, até então, seriam quase impossíveis, como uma simples ida ao banco.
Como diz o próprio manifesto do W3C, a internet trouxe um mundo de possibilidade para as pessoas com deficiência, e quando se trata de internautas com dificuldades de locomoção, os diversos tipos de atividades, servicos e meios de interação e comunicação chegaram para mudar suas vidas para melhor.

Pessoas com dificuldades de coordenação motora

Acessibilidade também contempla o uso de diversos periféricos, gadgets, controles e acessórios digitais para quem é destro ou canhoto, para os diversos níveis de habilidade motora, para quem está aprendendo a usar a coordenação motora e para quem tem limitações.

Crianças e idosos

Para garantir uma navegação que atenda as necessidades específicas de crianças e idosos, é preciso pensar suas referências simbólicas e semânticas detalhadamente.

Embora as crianças tenham extrema facilidade em aprender a usar a tecnologia, é preciso considerer que elas se encontram em uma fase de aprendizado. Isso envolve desde a interpretação e comunicação em nosso idioma até o fato de elas estarek explorando o mundo das cores e seus significados, bem como o funcionamento de tudo o que envolve o universo cognitivo de sites e aplicativos.
Já os idosos, embora sejam o público-alvo de vários tipos de produtos e serviços, acabam sentindo uma grande dificuldade na hora de acessar a web por falta de alguns cuidados específicos por parte dos sites que estão no ar.
Fatores como dificuldade de leitura e interpretação no contraste de cores, bem como informações que atendam ao modo de pensar e ao modelo mental a que essas pessoas estão acostumadas são demandas extremamente importantes que devem ser levadas em conta na hora de projetar sites para os mais velhos.

Letramento e cognição

No Brasil, em meio a enorme diversidade de pessoas que acessam a web, existem vários níveis de alfabetização e capacidade cognitiva e é preciso analisar cada detalhe para que essa interação aconteça e seja entendida por todos.

Acesso por meio de múltiplos dispositivos

Embora o crescimento dos dispositivos “smart”: smartphone, smartwatch, smarttv, etc, seja uma realidade que veio para ficar, ainda existe um grande volume de pessoas com acesso à Internet por meio de celulares e navegadores mais antigos. Estar apto a atender a todos é um exercício constante.